segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Origem da Dança do Ventre e da Dança Tribal

Dança do ventre


A Dança Do Ventre é o último vestígio do ritual das sacerdotisas no Oriente Médio e uma das mais antigas formas de arte.
A sua origem remota de muito tempo antes do Islamismo e do Cristianismo,vem de uma época pagã de culto a muitos Deuses e a natureza. A Deusa Mãe era adorada,sexo e nascimento eram sagrados; nesse período muitas sociedades eram matriarcal, a Dança do Ventre era de cunho sagrado sendo realizada em templos por sacerdotisas que dedicavam suas vidas a cultuar as Deusas em rituais de fertilidade e prosperidade. Nesse contesto a dança viveu durante algum tempo sem o caráter artístico ou de entretenimento.
Com a invasões árabe e romana nesta região veio também a mistura de culturas e as mudanças no cenário religioso, a sociedade de matriarcal tornou-se patriarcal, o culto a um único Deus masculino começou a conduzir esta sociedade, dando fim a época “pagã”.
O povo árabe foi o responsável por difundir a Dança que a partir daí tomou o caráter de entretenimento e artístico. Surgiram neste contesto as Ghawazees, mulheres exóticas e de origem cigana que dançavam ao ar livre (para o povo) e as Awalins , dançarinas que se apresentavam nos palácios em festas e ocasiões solenes (para a elite).
A dança do Ventre sofreu influencias de povos diferentes e com isso transformações ao longo de sua existência.
Chegou ao Ocidente no século XIX inicialmente com o nome de Dança Oriental,porém como a palavra oriental abrange muitas culturas foi chamada pelos franceses de Dance du Ventre e depois pelos americanos de Belly Dance.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/videos-de-danca-do-ventre/origem-da-danca.php

Dança Tribal

A Dança Tribal ou o Tribal Belly Dance tem uma longa história, portanto não é recente como muitas pessoas imaginam!

Somos "Seguidoras" de Jamila Salimpour, que embora nao nomeasse o estilo como tribal, nos mostrou que é Possível unir em uma única dança, conceitos, arquétipos ritmos e movimentos das mais variadas culturas.
O ATS (American Tribal Style),desenvolvido por Carolena (Fat Chance Belly Dance),se mantem intacto quanto ao estilo original,mas hoje sofre algumas modificações em seus figurinos e técnicas da dança em grupo, para que se desenvolva a FUSAO tribal (ATS + outros estilos).
Essa dança maravilhosa tem uma característica misteriosa e muito feminina,natural,é contemporanea e antiga.
Sua base é a dança do ventre mais o ATS, com Movimentações exageradas, ora lentas, ora rápidas e Conjugadas.
Para Criar uma dança tribal tomamos emprestado técnicas de outras danças,juntamente com ATS para compor as seqüências, Sejam elas em grupo ou solo, coreografadas ou improvisadas ,na ausencia do ATS, será apenas fusao,outro trabalho bonito e não menos importante.
As danças mais exploradas para floreios tem inspiração na dança flamenca, indiana, tailandesa, e na atualíssima dança de rua.
Os figurinos tem como base as roupas orientais e Permite muitas variações Dependendo do tema escolhido, vamos do estilo indiano, africano, indígena, gótico, místico até o nosso saudoso anos 20 lembrando os antigos cabarés (Molin Rouge)

Hoje, o interesse pelo Estilo Tribal cresceu e novas surgem trupes espalhadas por todo o país.

Fonte: http://paulatribalfusion.multiply.com/journal/item/1

Vídeo da Bailarina Ansuya: http://www.youtube.com/watch?v=qRRwzfoCVNg
Vídeo da Make Árabe Tribal pt1: http://www.youtube.com/watch?v=7MEH7uZmTv4
Vídeo da Make Árabe Tribal pt2: http://www.youtube.com/watch?v=T8P7mpXugrg





































Espero que tenham gostado.Esse foi o 1o de mutos looks árabes e tribais que farei, com certeza.Um jeito de propagar minha arte de forma muito positiva!^^
Dancem, arrasem, se amem!!!
Sugestões para vídeos? melina_beraldo@yahoo.com.br
Bjsss.

Um comentário:

  1. Informações preciosas para se manter acesso o conhecimento sobre a origem da Dança do Ventre, ou Dança Oriental, ou Tribal...são da mesma fonte, sempre se renovando e reinventando! Adorei seu Blog!

    ResponderExcluir